E.T.

Educação Tecnológica


Mãos de Tetra Pak

São precisas os seguintes materiais para realizares esta tarefa:

  • 10 caixas treta pak (caixas de leite);
  • Caneta Permanente,
  • Tesoura.


Como fazer:
  
1.Planifica a embalagem treta pak e posiciona as mãos dentro dos limites. Experimenta encostar o dedo médio na parte superior da embalagem, não te esqueças do pulso ele também faz parte.
   2.Depois de correctamente posicionadas, as mãos, desenha uma de cada vez. Se sentires dificuldades pede ajuda a um colega, não te esqueças de ajudar caso te peçam.
  
3.Recorta a figura que desenhaste, os restos da embalagem não são para deitar no chão, por isso já sabes o destino a dar.
 




Mínimo de caixas:10.
Máximo de caixas:100 ou mais.

O objectivo deste trabalho é juntar as mãos recortadas por toda a turma e fazer uma árvore de Natal tetra pak. 




Estrela de Cartolina



Materiais: 

  • 1 cartolina A2 (verde, vermelha ou cinza);
  • Régua;
  • Esquadro:
  • Lápis;
  • Tesoura,
  • Cola (gel).


Como fazer:


  1.Numa cartolina de formato A2, desenha, com ajuda da régua e do esquadro, as medidas como estão apresentadas pelo professor.
  1.1.Com a tua cartolina na horizontal mede de uma ponta á outra para saberes o seu comprimento.
  1.2.Divide a cartolina em 6 (seis) quadrados iguais e recorta depois de devidamente desenhado.
  2.Dobra os quadrados de forma a ficares com 6 (seis) triângulos.
  2.1. Desenha as linhas conforme estão apresenta das no exemplo ao lado, respeitando as medidas apresentadas.
  2.2.Recorta as linhas tracejadas.



Dulceneias

Materiais:

- Pincel;
- Pano;
- Cola Branca;
- Massa de Moldar (BRANCA);
- Balões de água;
- Jornais,
- Recipiente.

Organização:

- Organizamo-nos em grupos para comprar e partilhar os materiais,
- Para a decoração do trabalho temos de pesquisar sobre "Trajes Tradicionais Açorianos" e um esboço da decoração numa folha A4. 

Como fazer:

- Enche-mos um balão de água bem cheio de ar,
- Recorta-mos em pequenos pedaços o jornal/lista telefónica depois põe-se um pouco de água na Cola Branca/Madeira e mistura-mos, a seguir pincela-mos o balão de água com a Cola Branca/Madeira, entretanto coloca-mos os pedaços de jornal/lista telefónica e de seguida pose-mos por cima uma camada de guardanapo/papel de cozinha,e repetimos este processo três vezes.
- Depois de o balão feito molda-se o corpo da boneca, quando a massa secar decora-se a dulcineia com tecido ou tinta (a decoração tem de ser feita com um dos trajes pesquisados).





Maios

    A nossa turma teve a atividade de fazer maios para o dia 1 de maio. Organizamo-nos em grupos de 4 ou 5 elementos. Cada membro do grupo fez um esboço que mais tarde foi elegido pelo grupo e depois exebido. Na construção do maio podiam ser utilizados diversos materiais e na decoração também. Na nossa turma surgiram ideias como: pintor chinês, vendedor de batatas, forcado, bêbado, chinês e homem a vender as empresas portuguesas. Depois de construídos os maios foram expostos na escola.   
Imagem (Biscoitos- Ilha Terceira):


Diário de Gráfico

Materiais:

- 30 folhas de Impressora;
- Cola Branca;
- Linha;
- Decoração;
- Lápis;
- Régua;
- Borracha;
- Pincel (ou com os dedos como preferirem),
- Capa do bloco A3.

Como fazer:

Primeiro dobramos as 30 folhas a meio, de seguida na horizontal medimos 2cm e depois 1.5cm, ficando com duas linhas paralelas horizontais, na vertical medimos de 2 em 2cm. A seguir prende-se com prensas que o professor irá entregar e corta-se com serrotes dados também pelo respetivo, pelas medidas indicadas que são as linhas de 2cm até  ás de 1,5cm.







Para fazer a capa do caderno precisa-se da capa do bloco A3, faz-se o contorno do caderno do lado direito,  da lombada e por ultimo do lado esquerdo, a seguir acrescenta-se 3 mm a todo o contorno e recorta-se com uma tesoura ou um x-ato. Dobra-se pelas ranhuras da lombada, para que se pareça com uma capa de livro. Decora-se a capa com cartolina ou outro objeto decorativo e também se decora a lombada (o objetivo é o cartão não aparecer). De seguida precisa de duas cartolinas coloridas, dobra-se a meio e cola-se uma parte na primeira folha do caderno e a outra na parte de dentro da capa, com a outra cartolina repete-se o mesmo processo, por último cola-se a lombada do diário á lomdaba do interior da capa.






Para finalizar o trabalho decora-se a parte de dentro do diário com fotos, desenhos o que preferirem.